domingo, 21 de dezembro de 2008

Testes GT10 e Behringer ULTRA-G

Pleno domingão... Novos testes!
Antes de comprar a GT10 eu tinha um conjunto de pedais e um direct box da Behringer (foto abaixo)

Este Direct box tem uma simulação de falante 4X12. Claro, na verdade, é um corte de frequências, semelhante estratégia que tentamos com o Eq, os cabinets e Resonators da GT10. A questão aqui era: Será que ele soaria melhor que as estratégias da GT ou não, afinal, é um equipamento analógico...

Bem, fui à luta e gravei samples com a LesPaul Gianinni e a RG Ibanez. Em todos os samples, eu inicio com a configuração da GT, comentada no post anterior e, em seguida a configuração com o Ultra-G (Apenas preamp seguido por ULTRA-G no loop e output select em stack return).
Aos meus ouvidos, o som realmente ficou mais natural, com mais presença e com um corte mais suave de frequências. Além disso, diminui as variáveis para se mexer, pois ao se utilizar a opção de saída stack return (que soou melhor para mim) os cabinets, mics, etc. ficam inabilitados.

Obs1: Preferi usar o Ultra-G no loop, após os preamps e antesdo Ns1 (único que uso), pois colocando no final da cadeia ele "entubou" o som demais.
Obs2: O direct box transforma em mono o sinal. Isso impossibilita usar dois canais de amp lado a lado. Por esta razão, o localizei na cadeia entre preamp e NS, mas antes das modulações. Assim, ainda dá pra usar chorus, phaser, delay pan, etc. em estéreo.
Obs3: Como o Gabriel comentou sobre o timbre do Steve Vai no post anterior, gravei a comparação com o Soldano e o pedal Dist (que penso soar semelhante ao DS1) só com a Gt10 e com o ultra-G, em trechos de músicas do Steve Vai.


Perdoem os erros, focalizei mais na timbragem do que na execução. Abraço a todos!



10 comentários:

  1. cara to maravilhado com os teus posts e tenho chegado cada vez mais perto de timbres otimos com a minha gt10 por conta das tuas dicas... otimo ver q cada vez q abro esse blog tenho uma novidade q me faz deixar os sons de minha pedaleira mais realistas, tamo junto nessa luta pelo timbre perfeito!! cara me deparei com esses teus 2 ultimos posts e ja vinha pensado sobre esse questão da sim. do gabinete sendo compensada pela eq. quanto ouvi o testes q tu fez o ultra-g fiquei doido ficou otimo bem melhor do q só a compensação pela eq. e a gora to pensado vale a pena pegar um ultra g desse pra encorporar no set? tipo pra gravinha ja ficou claro q sim ne deixou foda ! agora pra live ligado no return do amp... fica bom usalo tb ? tava pensaod um tempo atras antes de ler as tuas dicas em pegar um argos da wavebox... pra dar uma guaribada nos drives mais hi gain ele tem sim de gabinete tb... c acha q vale masi a pena pegar só o ultra ou se eu pegar o argos ja vai me deixar bem servido pela versatilidade? (poder ter opções de drive analogico e aa sim de gabinete q eu acho q tem ja q o argos pode ser ligado em linha como os pre-amps/direct box do tipo gt2, gdi/ultra-g saca? ou eu to viajando ? valeu obrigado desde ja brother !

    ResponderExcluir
  2. E ai, guitarrockman! Vlw pelos comentários!
    Sobre o Ultra-G, ainda estou fazendo mais testes, inclusive para também decidir se compro um ou não...

    Já ouvi gente usar gt2 no loop da gt8. Contudo, esse pedal e seus clones (como o GDi, que já tive) não tem simulação de cabinets. Embora as empresas façam propaganda de que eles possam ser ligados direto na mesa, ainda sim soam abelhudos. Por isso mesmo que comprei o ultra-g no passado, qdo sofri com o gdi em linha. Em breve, postarei mais samples e testes do Ultra-g aki, para pensarmos mais sobre o que teria melhor custo-benefício...

    ResponderExcluir
  3. opa brigado pela resposta ! bom de fato pelo seu raciocio e pelo propria diferença de custo entre a ultra-g e o argos parece melhor custo benecio para nos possuidores da gt 10 investir num ultra... bom assim q sairem seus novos testes vou ouvir para ver o resultado no aguardi valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Alex. Grandes dicas.
    Sinceramente cara, não achei que valha à pena investir no ultra-g.

    Acredito que os recursos da GT-10, equalizadores e tone modify sejam suficientes para melhorar o som.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro guitar,
    Como o Marcos disse, meus últimos testes têm me convecido que não vale mesmo a pena investir em qualquer outro equipo... em breve posto aqui os novos samples.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. eu to vendendo um meu por 100 reais.se alguem quiser. lip_maia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. iaii gente blz?
    eu queria saber se podiam me ajudar com o dicas de regulagem na gt 10e principalmente com o equalizador por q nao estou conseguindo um timbre pesado bom com a pedaleira espero q me ajudem abraçoo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou adquirindo um Ultra G e pretendo usa-lo logo depois da minha pedaleira analógica em shows sem uso de amps. no palco. Será que fica bom?
    (obs. minha pedaleira tem um V-Twin)
    Rogério

    rogeve@terra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rogério, penso que o Ultra-G há de se adaptar bem ao seu equipamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alex, poderia me tirar uma dúvida? Tenho uma GT-10 e um monitor ativo selenium. Estava pensando em comprar o Ultra-G para usar a saída XLR na entrada XLR do monitor. A entrada P10 dele é de MIC e não Line IN, aí usando na MIC(mesmo baixando o sinal de entrada) não consigo usar TODA a potência da caixa (antes do clip limiter atuar). Line IN só tem XLR e RCA. Vale a pena o investimento?

    ResponderExcluir