terça-feira, 16 de dezembro de 2008

GT vs POD

É verdade que há meses veio "brigando" com a GT10 para tirar um som meio parecido com o POD. Não que eu morra de amores por ele, mas a cada gravação profisisonal que ouço, o timbre me parece mais semelhante ao POD. E olha que alguns sons de POD são meio "entubados", quase artificiais...

Mas penso que o site Musicradar estava correto em sua análise do POD X3, em que comenta que o timbre do equipamento, solo, seria menos empolgante, mas que adicionado em uma mixagem, seria fenomenal...

Só sei que para meus ouvidos os preamps da GT10 têm uma característica meio "live", aberta, sei lá. Nos últimos dias estive tentado tirar esta característica... tentando dar um sotaque mais "POD" nele... Mas foi em vão. E digo de fucei muito, simulações de caixa e microfone testei várias combinações, além da EQ antifizz mais meus cortes... putz, muito cansativo...

Daí, hoje pela manhã chutei o pau da barraca. Pensei: "vou tirar o melhor desta pedaleira por si só!". Bem, estes foram os passos:

1) preamps quase total em flat (drive em 60 e presence no 0).
2) Caixa Original (rodei, rodei e voltei nela...)
3) Mic dyn57 (aqui uma mudança. Após umas semanas usando o dyn421, que é a opção de "fábrica", acabei optando pelo timbre mais "rasgado" e com médios mais escavados do 57)
4) Eq Antifizz mais meus cortes. Ficou mais ou menos assim:
bass = flat;
bass-cut = 110hz;
lo-mid = 6.3 kHz, Q = 16, mid= -18 db;
hi-mid = 8.00 kHz, Q = 16, mid = -18 db;
high-cut = 3 kHz;
high = flat;
level = flat...

E estes foram os timbres que tirei:
1) JCM e RECT (ouça/baixe aqui). Alternei entre os dois preamps. Mais no final, ligo os dois simultaneamente em paralelo.
2)SLO e TWEED
(ouça/baixe aqui). Aqui usei a simulação de Soldano e, mais para o final a simulação do Tweed. Ambos foram "boostados" pela sim do tube screamer.
3) MARSHALL '59 e PEAVEY 5150
(ouça/baixe aqui). Por volta dos 22 segundos mudo a caixa da original para a 8x12, e logo volto para a original. Na segunda metade uso o 5150 que, mais à frente é adicionado a um phaser, um delay e o boost da sim do pedal blues drive da boss (BD-2)
4) Vox drive
(ouça/baixe aqui). Auto descritivo né...
5) Twin e JC120
(ouça/baixe aqui). Aqui testei os timbres limpos. Tanto no Fender como no Roland adicionei chorus, phaser e delay.

Bem, a luta continua... comentários (des)encorajadores serão bem vindos! rsrsrs....

4 comentários:

  1. Cara, o que é exatamente Eq Antifizz??? Já li em foruns essa expresão e não encontrei essa opção na pedaleira.

    ResponderExcluir
  2. Então Rafael, primeiro devo te falar sobre o GT8 Brilliance. Ele é um documento em PDF que reúne dicas de regulagem para a GT8, a partir de vários posts do fórum do site bossgtcentral.com.

    No há um capítulo que trata de uma equalização que tem o objetivo de tirar o fizz (ruído superagudo que dá jeito de digital ao som). A equalização que desenvolvi utiliza regulagens da antifizz mas com cortes de 110hz nos graves e 3Khz, para "arredondar", prevenir o som "abelhudo" da Gt em linha.

    Espero ter ajudado. Em caso de mais dúvidas, pode perguntar.

    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
  3. putz!!! 04 anos depois e ainda tem pergunta sobre a bruta kkkkk!!!, como alternar os amps blz, mais como vc faz para coloca-los simultaneamente sem parar para mexer nas configurações broo? tipo alterna slo para marshal e em seguida os dois isso tudo "in live action"? abraços broo fica na paz!!! odirley

    ResponderExcluir
  4. aparentemente muito boas as dicas,mas os links postados não é possível acessar....

    ResponderExcluir