quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Som "macio": Estariam Boss e Radley certos?

No post anterior comentei sobre o equipo "HC", idealizado por Radley, do Bossgtcentral. Também postei uma regulagem que fiz, tentando imitar a curva de frequência do equipo.

Embora os timbres postados estavam ótimos para mim, eu ainda sentia falta de um timbre mais "macio", não tão "live".

Tentei utilizar os resonators de novo, embora não goste de perder um módulo FX (sempre uso um com oitavador, pitch, ou simulador de guitarra acústica e outro com Phaser). Grosso modo, o "peso" vem das frequências médio-graves dos Resos. Aí, lembrei: Os cabinets "originais" sempre soavam "graves" apesar de serem abelhudos...

Resultado: voltei a utilizar os cabinets originais. E o fizz? Moleza, minha eq HC teria de dar conta... e deu mesmo!!! Só faltava o som macio... Mic DYN421 nele!!! (Aliás, tb postei abaixo alguns samples comparando apenas os mics). Bem, no geral, voltei os preamps à posição de fábrica (cab original e mic dyn421) - Putz, Boss, não é que soou melhor aos meus ouvidos?
!... claro que foi indispensável minha eq "imitação" do HC do Radley...

Curti muito o resultado e, sinceramente, àqueles ainda temerosos (me incluo), não acredito que a Pod X3 tenha sons tão diferentes, viu... estou cada vez mais satisfeito com a GT10 (ao menos por enquanto...)

Samples

Abraço a todos...


4 comentários:

  1. Faz sentido, o DYN421 é o melhor para um som redondo mesmo, o seu HC funciona que é uma beleza. Agora o cab original, realmente é mais redondo do que o classico 4x12, mas ai eh que ta, qual tamanho seria do "original" ? Eu ainda acho que rola de usar o Custom.

    E outra coisa, vi no bossgtcentral sobre simular o "greenback celestion speaker".. diz o FrenchFries que seria "Tone Modify Reso3. Ajust settings to taste. The flatest tone possible is obtained with bass= -10 and high = 0. I set the Resonance around 70"

    Os resultados das analises foram (da esquerda para direita, de cima para baixo):
    1) Boss GT Reso3
    2) the Vox Tonelab cab sim
    3) a real Marshall cab
    4) a Line6 XT cab

    http://img292.imageshack.us/img292/7...eenbackxg1.jpg

    obs: a GT-10 tem um corte estranho bem no meio, muito profundo e acredito que tambem ta rolando os cortes dos graves...

    é isso, lutando para um melhor timbre!!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, vi esse tópico no fórum tb. simplesmente animal: Frenchfries detona mesmo! Pra falar a verdade, há uns pontos na curva do pod bem diferentes do original...

    Bem, lutando com nossos simuladores por um som (quase)real...

    ResponderExcluir
  3. e o esquema de processar o som cru, eu consegui fazer uma vez, mas tenhomuma dúvida, tem como fazer um loop do som cru, dai voce vai modificando ele atravez da pedaleira... ou somente isso com o Loop station da propria ?!? abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas matérias!!! venho acompanhando, e tem me ajudado bastante a acertar o timbre do meu equipo.
    tenho uma dúvida, qdo vc vai tocar ao vivo, como regula?? pq aki, sempre que regulo usando fones, ou no line in do amp (power). qdo vo tocar ao vivo e ligo direto na mesa, o som não fica legal...tenho q ficar acertando os timbres no palco, (os técnicos ficam P@#$...rsrsr)
    2) aproveitando...chegando o cranaval agora, irei tocar com uma banda de axé p faturar algum..vc tem alguma sugestão de eq pra timbres limpos dessas bandas? tipo rapazolla, ivete..etc....??

    ResponderExcluir