sábado, 17 de janeiro de 2009

Amor ou ódio?

Olá, amigos guitarreiros...
Estive um pouco ausente em função das férias, mas vez ou outra pego na gt pra tentar descobrir novas coisas.
Na semana passada visitei um grande amigo e levei o equipo para uma jam descompromissada. Pluguei a gt num cabeçote genérico, tipo ciclottron, que fornecia saída para duas antigas caixas passivas. Resultado: Decepcionante. Até fiquei meio chateado, já que na época que eu tinha um Vamp2 eu conseguia um resultado até satisfatório com esse setup. Com a gt o timbre era sempre muito "ríspido", com agudos em excesso. Tentei a entrada de alta e baixa impedância para guit, entrada para teclado, e nada. Mudei o output para combo, stack, e nada.
Claro que algumas variáveis devem ser levadas em conta, por exemplo:
  1. O equipo citado é demasiadamente simples e os falantes, principalmente, não eram dignos de muita esperança;
  2. Tive pouquíssimo tempo para regular os equipos; ensaiei por dois anos com o VAmp2 naquele equipo o que, certamente, influenciou no timbre;
  3. Nas oportunidades em que utilizei a gt em linha, seja no Pc, seja ligado na mesa em shows, o resultado foi infinitamente mais satisfatório...
Bem, ao final desta desventura (e curado do GAS de comprar de volta um Vamp para usar no loop da GT), tirei a seguinte conclusão:
  • A equalização antifizz ainda não foi eficiente para amaciar o som como outros simuladores o fazem.
Você talvez esteja pensando: "Ok, mas e aí, o que vai fazer com isso tudo que falou? Vender tudo e comprar um POD?" A respota é NÃO. Vou debruçar ainda mais sobre a gt e tentar melhorar o timbre (até porque grande parte dos timbres que ouvi do POD não são assim tãããõ diferentes da Gt, sobretudo da GT10). Aliás, estou testando uma nova config de Eq Antifizz, com resultados bem promissores. Pretendo em breve (talvez ainda hj) postar aqui.

Abraço a todos!

10 comentários:

  1. Bom, Alex, como sabes, tenho uma GT-8 e já testei a GT-10 algumas vezes, a última no ano passado (tanto que, por essa razão, recentemente te pedi uma regulagem de phaser que gostei de um dos EZ Tone´s)... enfim, vou te dizer, a impressão que tivestes, mesmo que no Ciclotron, foi muito parecida com as impressões que eu tive, especialmente pq, no último teste que fiz, tive como plugar a GT-10 no mesmo amp. que costumo tocar com a minha GT-8, um Vulcano G200... e é bem isso, na boca do amp., a GT-10 tem um comportamento bem diferente da GT-8, muito mais ardido e "fizz"... até demais, pro meu gosto, e, sem sombra de dúvidas, muito parecido com o POD na mesma situação... tentei usar todas as opções OUTPUT SELECT e apenas com a JC-120 consegui um som razoável... é bem verdade que o ideal é fazer o que farás, se debruçar nela, coisa que não tive como fazer, mas confesso que por essa experiência, repetida mais de uma vez, é que não penso em fazer o upgrade, pq, essencialmente, uso a GT-8 no INPUT do amp....

    ... seja como for, achei interessante ver que tinhas uma impressão parecida, motivo pelo qual resolví comentar um pouco a impressão que tive das minhas experiências com a ótima GT-10... ;]

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. vaum tomar no cú! a gt10 é um equipamento sofisticado e não serve pra vc´s que nem sabem criar uo estabelcer um banco próprio!

    pelomenos tentem apender a regular os efeitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tecnicamente falando para o animal acima possuo gt-8 gt-10 e ja estive presente em um teste da gt-100 a gt 10 tem sim o som mais ardido pois o seu lançamento foi para competi com a pod que possui este tibrem !! fica na sua o babaca ter uma gt-10 não quert dizer que possui equipamentos adequados!!!palavra de quem tem mais de 100.000.00 reais em equipos!!

      Excluir
  3. Prezado anônimo, apresente gravações e/ou vídeos com seus timbres bem regulados, será bem mais proveitoso do que aparecer aqui apenas criticando

    ResponderExcluir
  4. Comprei uma boss gt-10,porém não estou sabendo como usar, mai especifico:como gravartimbris na memoria, comocomfigurar distorção pesada e outros. OBS essa é a primeira pedaleira que compro, agradeço se me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Tópico antigo, mas estou aproveitando muito as idéias deste site!
    Realmente a GT-10 é bem indócil de ser domada, tem bastante agudos, eu não posso ligar ela todo dia, pois minha irmã esta estudando para um concurso e minha mãe fica encomodando por causa do barulho, e não adianta para regular tem que ser com um volume bom, senão nem rola! Mas estou gostando dos resultados, não tive uma Vamp, mas tive uma XVamp, mas achava bem mais grave do que a GT10, e algumas simulações melhores do que a GT10 por incrivel que pareça, tenho uma Korg AX3000G, que tem uns timbres bons, esta sim eu posso comparar direto com a GT10, pois estou com as duas, e a Korg é muito boa, mas não ganha da GT10, a XVamp acredito que ganha só na simulação dos marshall que eu gostava muito e não consigo nada bom nos marshall high gain da GT

    ResponderExcluir
  6. Comprei ontem uma gt-10, e só tive tempo de montar um drive com o tubescreamer, ele pareceu mais encorpado que na minha gt-8 antiga, porém o timbre ficou menos parecido ao tubescremer real, mas pode ter sido impressão. hoje vou retomar e montar algum som clean, se tiverem dicas eu aceito, obrigado

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse blog cara, o conteúdo é de muito importância pra mim, recentimente comprei um Gt-10 e vou precisar de algumas dicas. conto com sua ajuda. valeu um abraço

    Anderson Salo

    ResponderExcluir
  8. me fala vc colocou a pedalera no modo cabeçote ?

    ResponderExcluir
  9. Ae galera, não faço parte deste blog mas estive lendo o pessoal comentando ae sobre a GT-10. Então decidi deixar meu comentário. A Boss GT-10 é a minha primeira pedaleira grande multi effects, e no começo para mim foi estressante ! Fiquei uns 6 meses para poder manipular os timbres e aprender como se opera a GT-10, pois só podia ligá-la no fim de semana.

    Como ja falaram anteriormente realmente a GT-10 tem um som agudíssimo e distorção que chegam ao extremo, e levei um tempão para tentar domar toda essa força !! Mas no final das contas quando você consegue se aproximar do seu timbre e com o tempo vai moldando melhor seu som, a GT-10 adere suas expectativas. Bom resumindo GT-10 é para quem gosta de um som pesado e gritante !!! Fora isso os outros efeitos como delay, chorus, e efeitos esquisitões não precisa
    nem falar ! GT-10 é 10 !!!

    ResponderExcluir