sábado, 21 de março de 2009

Eq, Reso, ou nada?

Nos últimos tempos tenho feito novos testes pois, aos meus ouvidos, o uso de EQ ou Reso resolvia problemas de fizz, mas deixava o timbre mais "artificial". Bem, pra ser sincero, sempre ouvi os timbres dos POD's meio sintéticos, prontos. Grande parte do tempo eu tentei reproduzir este timbre com a GT, já que hoje se tornou um "padrão" de simulação de amp...

Como mudei meu foco, optei por buscar um timbre mais "natural", mais "sensação de estar ao lado do amp" e não a sensação de tocar um timbre de "gravação"...

Para tal, retirei Eq e Resonator, alterando o preamp para cabinets compatíveis com o amp (Vox botei 2x12, Rect 4x12, etc.) o mic flat e distância 3. As equalizações ficaram no geral bem flat's, com o presence voltando ao zero.

Nos samples a seguir, apresento comparações entre o timbre com a Eq FW, seguido pela FW2+Reso3 e, por último, por esta config mais plain, descrita no parágrafo anterior.








Peço sugestões e opinões.
Grande abraço,

:.:Alex:.:

13 comentários:

  1. Oi Alex.
    Comprei uma GT10 há dez dias e hoje foi o primeiro ensaio à vera com ela. Apesar de ter um amp em casa, no estúdio obviamente toco bem mais alto.
    Meu timbre sujo é bastante parecido com esse seu último, aqui do post. Tive muita dificuldade com o feedback de timbres que preparei com volume mais baixo em casa. Vou diminuir o ganho dos OD/DS+preamp mas não sei se será suficiente.
    Alguma sugestão no equilibro entre ganho da DS, ganho do preamp e volume do preamp?

    E caraca, um blog com timbres da GT10. Fantástico. Nem acreditei quando achei!

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, vlw por comentar, brother!

    Bem, sobre o lance dos ganhos, sugiro que confira o input level, além dos ganhos de pedais e amps mesmo. Ah, alguns pedais podem ser utilizados com o ganho no zero (como o tube screamer) e mesmo assim já dão um boost bacana. Procure tb um quick setting chamado clean boost, muito bacana pra empurar amps de alto ganho...

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Alex, muito bons os teus samples...

    ... de uma forma geral, gostei mais quando usastes apenas o EQ FW, assim como de uma forma geral não me agradou muito a combinação FW2+Resonator3... quanto à tua nova configuração, eu gostei, mas ainda prefiro somente com o EQ FW... ela ficou melhor, na minha opinião, nos timbres mais hi gain, pq aí esses graves mais profundos caem muito bem... já para algo mais rock, achei que a nova regulagem não deixou o timbre tão legal... mas, claro, é tão somente a minha opinião... ;]

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço seus comentários, pois me ajudam bastante a ter uma análise mais imparcial dos experimentos...

    vlw mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alex! gostaria de parabenizá-lo mais uma vez pela iniciativa e pelo blog.
    Bem, sobre os novos samples, percebi que nas EQ FW e FW2+res3, o som fica recheado de medios grave (o que empurra o som mas deixa abafado..) então imagino que isso seja perceptivel pelo corte excessivo das frequencias mais agudas. A ultima regulagem, ficou bem mais natural, o som ficou mais aberto, mais na cara, como num amp de verdade, contudo, ainda há uma pequena sobra de agudos, então minha sugestão é um corte um pouquinho mais enfático nas frequencias agudas (um anti fizz muito muito muito leve), mantendo as outras configurações de preamp e mic.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Pois é, é uma boa dica...

    Estou fazendo novos testes e em breve posto aqui...

    ResponderExcluir
  7. Oi Alex,
    Vejo que vc é um profundo conhecedor da GT10 e do Pod X3 Live. Seus videos, comentários e dicas são excelentes, parabens.

    Eu tenho um POD X3 LIve e estou interessado na Boss GT10.

    Gostaria de saber a sua opinião quais seriam os prós e contras (pontos fortes e fracos) das 2 pedaleiras em termos em termos de sons, timbres e efeitos, e etc. Qual é a melhor para som limpo, som pesado, gravação, ao vivo e etc.

    E por fim qual seria a sua dica qto a qual produto comprar, POd X3 live ou Boss GT10?

    Um abraço,
    Roberto D´Amore

    ResponderExcluir
  8. Roberto, dá uma olhada neste post:
    http://www.alexgt10podx3.blogspot.com/

    Veja se consegue distinguir o som das duas...

    ResponderExcluir
  9. Oi Alex,

    Comprei uma GT - 10 recentimente e de cara eu gostei, mais ainda estou meio que perdido, gostaria de saber como é que vc faz para gravar o phrase loop e depois deixar ele tocando enquanto vc faz as devidas modificaões?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alex, como vai ? Cara, recentemente soube que é possível em algumas pedaleiras da Boss de se tocar um backing track em mp3 através do cabo USB podendo utilizar normalmente os recursos de efeito da pedaleira. Tenho uma GT-10 e como minha mesa de som está emprestada estou me matando aqui para conseguir tocar meus backing tracks nela, porém sem sucesso. Sabe de alguma dica para tocar estes backing tracks ?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,

    Alex preciso de tua ajuda, tenho uma gt10 e o sonar 8.0 porém quando gravo através da USB e vou ouvir o som sai meio que com pequenas falhas, o que também acontece quando vou ouvir uma música qualquer em meu PC através da GT-10, pois aprendi com VC (em um dos seus vídeos) que quando conectamos a GT-10 ao PC com cabo USB, com o drive instalado e na opção ADVENCED (na GT-10) a GT-10 passa a funcionar também como placa de som, mas comigo até no windows media player ou outro player qualquer o som fica meio que travando. Uso um cabo USB normal de impressora, será que tenho que comprar um cabo com filtro? Qual o cabo USB (de qual marca) que tú usa?

    Desde já te agradeço pela atenção.

    Meu Email: willame156@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fala Alex estou com um problema.
    Eu consigo gravar via USB mas não consigo alterar os patches quando vou aperto all ou selected aparece uma mensagem de erro de comunicação com a gt10 ja coloquei no modo advanced mas nada o que faço? Valeu

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente parabéns pelo seu blog... Muito legal.. principalmente para nós iniciantes tbm na GT10 rs...
    Cara sinto uma dificuldade imensa em configurar patch's pouco pela falta de conhecimento em toda essa parafernalha que temos que configurar e outrar por utilizar uma guitarra com hanburker..
    existe literatura pra isso? ou algum acervo de patch's para download..
    novamente parabéns e obrigado de ante mão pois os posts são muito esclarecedores vlw

    ResponderExcluir