quarta-feira, 11 de março de 2009

Emfim, nova EQ e Regulagens

Bem, amigos, no post anterior eu já sinalizava para testes que estava fazendo com as EQ's do FrenchFries... Agora penso poder apresentar alguns resultados.

Primeiro, vale lembrar a idéia do French: Ao invés de utilizar o EQ para criar grandes cortes de frequências, como a Eq antifizz, por exemplo, ele opta por aumentar cerca de 3db em frequências específicas de cada amp. Desta forma, não haveria mais uma, mas pelo menos 3 opções de EQ: Marshall, Vox e Fender/Boogie. Aos meus ouvidos, o timbre ficou melhor com cortes de graves(110hz) e agudos(11khz), ficando assim:

Marshall:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 315 Hz; Q= 1; gain= +3 db;
hi-mid f= 3.15 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Vox:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 315 Hz; Q= 2; gain= +3 db;
hi-mid f= 3.15 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Fender/Boogie:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 250 Hz; Q= 1; gain= +3 db;
hi-mid f= 2.50 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Obs: Marquei os únicos elementos diferentes das Eq's em azul

Unido a isso, voltei a usar cabinets de acordo com o amp: Vox 2x12, rectfier 4x12, fugindo do original. Tb estou usando o mic em flat, que tirou muito fizz (tb sugestão fo FF).

Abaixo há comparações de dois timbres, minha antiga Freewilly comparada com as alterações de FF mais minhas alterações que, carinhosamente tenho chamado de freewilly 2...

Marshall 59'


Marshall HiGain


Pra mim, os novos timbres ficaram ainda mais orgânicos, o que vcs acham?

:.:Alex:.:

4 comentários:

  1. Olá. Alex.
    Primeiro quero agrader pelas dicas. Agora estou conseguindo utilizar a GT10 (meu primeiro multi-efeitos), bem como parabenizar pelo blog e o novo formado dos vídeos. Ficou legal.
    Tenho uma pergunta: Dá para salvar as equalizações? Como faço? Vi em seus vídeos que vc deu nome a elas. Tentei e não consegui.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jefferson, agradeço pela força!

    Sim, há um macete para salvar qualquer config de qquer módulo. Depois de fazer a Eq desejada, pressione write, o botão do módulo correspondente, no caso o EQ, escolha um lugar de user para salvá-lo e pressione write de novo.

    Quando acessar o módulo novamente, em qualquer patch, altere o quick setting para o nome que vc gravou...

    ResponderExcluir
  3. FICOU OTIMO;.,Parabens;. Eu queria fazer uma pergunta.Como consigo deixar um som bem pesado o máximo possivel sem ruidos?Lembrando que eu ja regulei todo noise gate no maximo e tambem ajustei a saída para a guitarra.Se vç conseguir tirar minha dúvida, vai ser muito legal,obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Valeu cara!!! Muito boas suas regulagens, tenho utilizado bastante suas dicas e os resultados tem sido muito bons, estou aprendendo bastante.

    ResponderExcluir