terça-feira, 24 de março de 2009

Comparação de Eq's

15 comentários:

  1. Mais um vídeo muito bacana, Alex... ;]

    ... ah, e já faz algum tempo que tenho usado o FW com o corte de agudos em 6.00kHz... imagino que fique melhor pra mim assim pq eu tenho uma GT-8, que tende a ter um som um pouco mais fechado que o da GT-10...

    ... aliás, cara, tenho aprendido muito com as tuas dicas... e, em relação aos EQ´s, ao vivo uso muito pouco, pois costumo usar a GT-8 no input do amp. e não tenho sentido maiores necessidades além do EQ dos preamp´s... por outro lado, quando faço uma gravação, costumo intercalar usando os EQ´s HC, FW e o Antifizz original do Brilliance... e era isso... hehehe

    Abração e valeu pelas ótimas dicas... ;]

    ResponderExcluir
  2. Hum... pois é nessas tentativas sempre tenho aquela velha sensação de "menos é mais"...

    Adicionar EQ, reso, etc. é legal, mas me sinto mais distante do som "real"...

    Ainda tenho feito muitos experimentos comparando FW com ajustes só no preamp, mas o caminho ainda é longo...

    ResponderExcluir
  3. Fala Alex !!
    Estou reparando que vc está usando o OUTPUT em LINE !!
    Pois então cara...não sei se vc está usando algum ampli, mas quando se usa algum amplificador (estou falando de Marshall, Laney, Meteoro, que é o meu caso) o timbre fica horrível !! O legal é usar o JC 120, que na minha opinião é melhor.
    Não sei como vc está usando, mas lhe dou uma dica, quando plugar num ampli todas as suas configurações irão se confrontar. Não vai ficar bom, por mais incrível que pareça na minha opinião a melhor configuração que vc postou foi a primeira, no começo do blog, alterei algumas coisas para se enquadrar melhor nos pre-amps, mas é basicamente aquilo, EQ, Reso 1, mudança na FX e sempre um booster.
    Mas então, tenta fazer um quadro comparativo usando a GT 10 plugada em um ampli. Depois poste sua opinião.

    PS: Seu blog é muito bom, sua idéia é ainda melhor !!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel...

    Como utilizo a Gt exclusivamente direto no pc ou em linha na mesa eu sempre estou utilizando a saída em line/phones mesmo. Já há allgum tempo planejo mesmo fazer uns testes de todas estas regulagens em amps... vamo ver se rola...

    ResponderExcluir
  5. Alex,
    Essas equalizações também servem para som limpo??
    Como por exemplo o fender clean twin??

    Abração.

    ps: Ta demais o blog!!

    ResponderExcluir
  6. Sim, normalmente quando testo uma eq acabo utilizando para todos os meus presets...

    Vlw pelo apoio!

    ResponderExcluir
  7. Olá Alex!
    De fato, o que o Gabriel falou é muito importante! Com somente dois ensaios antes do 1o show com a GT10, preparei meu patch e ficou excelente! Quando cheguei no estudio... horrível!
    Como não teriamos tempo pra tweekar no 2o ensaio e como não uso o mesmo tipo de amp em casa, preparei vários patches similares mas com diferentes valores pra ganho (tanto distorção quanto amp) e eqs. Fui passando por todos que programei, no estúdio, até achar o melhor. Incrivelmente, esse mesmo patch em casa (fone ou amp pequeno) fica horrível! Não entendo mto bem esse output select da Boss, já que ele não simula as diferenças nunca...

    Outra coisa é que toda aquela questão de gabinete+mics só vale pra line/phones! Tenho um patch com variação do mic lvl no EXP e ele não funciona se eu não tiver no line/phones.

    Valeu pelas dicas e espero que as minhas tenham valido também!
    Continue postando, seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Bem, Ren, esta questão do output é mesmo interessante...

    Ontem fizemos um show e me deram uma meteoro 2x12 pré valvulada como retorno...

    Como não tenho amp pensei: Oba, agora é a hora de tentar os outros outputs... engano, a passagem de som foi rápida, e não achei nada mais "orgânico" que a line phones e suas simulações de falantes...

    ResponderExcluir
  9. Então vc gostou da configuração utilizando o line/phones ??
    Não sei o que quer dizer com mais "orgânico"...mas no meu caso, tenho um meteoro pré valvulado de 1x12, e som fica muito ruim no line/phone...Muito estridente e abelha !! Perde a caracteristica de ampli !!
    Só uso no JC 120 !!
    Mas isso vc têm que analisar com calma, em casa, com um ampli legal...

    Grande abraço !!

    ResponderExcluir
  10. Gabriel, na verdade, e desculpe-me se entendí errado, o Alex usa a GT-10 dele plugada diretamente na mesa de som, e não no amp. com o OUTPUT SELECT em LINE/PHONES... acho que isso não ficou muito claro... e, de fato, LINE/PHONES na boca do amp., ou mesmo no return do loop, fica muito ruim, nada orgânico...

    ... eu, assim como vc, uso no amp., e aos meus ouvidos (tenho uma GT-8, na verdade), a opção de OUTPUT que mais me agrada é a SMALL AMP, mesmo que eu plugue ela no meu Vulcano G200, que seria, em tese, mais para COMBO AMP...

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Então, amigos, no meu caso, não ouvi mais do que cinco segundos de cada opção (line ou combo return)... pra ser sincero, agora me pergunto se tivesse a opção de timbrar por mais tempo, qual eu escolheria...

    Como o amp não foi microfonado (mas o cara do som puxou o retorno por um direct box)achei mais prudente manter a linephones, mesmo pq -rapidamente- soou mais "redondinha"...

    ResponderExcluir
  12. O que o Milton diz condiz de fato. Na input do ampli a LINE/PHONE não fica bom !! Agora direto na mesa, aí eu não sei...

    Mas mudando de assunto, eu não sei se sou eu, mas estou com uma tremenda dificuldade de produzir um som bem heavy, estou conseguindo sons crunchs maravilhosos, mas anda não consegui um som porrada mesmo, a beira de um trash !!
    O que vcs acham ?? Estou com dificuldades de relacionar um amp com od/ds para produzir um som forte !!

    Abração !!

    ResponderExcluir
  13. Sou Flávio, também estou com o mesmo problema, estou com a GT-10 a quase 1 ano e ainda o som de abelha, utilizo um ampli Meteoro G200 e já tentei varias regulagem ...mais sem sucesso..

    ResponderExcluir
  14. Óla alex , eu queri saber se tem um jeito mais facil de mecher na EQ ! Tem ? E como ?

    ResponderExcluir
  15. Pois então,

    Essa questão de alteração de timbre dependendo amplificador é complicada.

    A cada estúdio diferente , tenho um timbre diferente, e assim fica difícil.

    Estou achando que a solução é comprar um cabeçote, montar os timbres sempre neste mesmo cabeçote e levá-lo para os estúdios e shows!

    ResponderExcluir