terça-feira, 31 de março de 2009

Novos testes com EQ e MIC's

Olá, galera...

No último sábado minha banda tocou num baile...
Pluguei a GT-10 pela primeira vez em um amp. Era um desses meteoros novos, pré-valvulados, 2x12. Infelizmente, a passagem de som foi uma bosta, rápida, só comparei a combo return com a line/phones (liguei no return). Talvez pela pressa, acabei optando pela line... na ocasião, usei uma Eq apenas com cortes 110hz e 3khz, citada num dos meus primeiros posts aqui (ainda em dezembro)

Esta config me motivou a comparar eq's e mic's, com um dos meus amps prediletos, o Vox AC30. Abaixo a legenda para entender as configs dos samples:
DC = Equalização "DoubleCut" (110hz e 3khz)
FW = Equalização "Free Willy"
57 = Mic shure sm57
421 = Mic senheiser D421

Vox57_DCxFW


Vox421_DCxFW


VoxDC_421x57


VoxFW_421x57

terça-feira, 24 de março de 2009

Comparação de Eq's

sábado, 21 de março de 2009

Eq, Reso, ou nada?

Nos últimos tempos tenho feito novos testes pois, aos meus ouvidos, o uso de EQ ou Reso resolvia problemas de fizz, mas deixava o timbre mais "artificial". Bem, pra ser sincero, sempre ouvi os timbres dos POD's meio sintéticos, prontos. Grande parte do tempo eu tentei reproduzir este timbre com a GT, já que hoje se tornou um "padrão" de simulação de amp...

Como mudei meu foco, optei por buscar um timbre mais "natural", mais "sensação de estar ao lado do amp" e não a sensação de tocar um timbre de "gravação"...

Para tal, retirei Eq e Resonator, alterando o preamp para cabinets compatíveis com o amp (Vox botei 2x12, Rect 4x12, etc.) o mic flat e distância 3. As equalizações ficaram no geral bem flat's, com o presence voltando ao zero.

Nos samples a seguir, apresento comparações entre o timbre com a Eq FW, seguido pela FW2+Reso3 e, por último, por esta config mais plain, descrita no parágrafo anterior.








Peço sugestões e opinões.
Grande abraço,

:.:Alex:.:

quinta-feira, 12 de março de 2009

quarta-feira, 11 de março de 2009

Emfim, nova EQ e Regulagens

Bem, amigos, no post anterior eu já sinalizava para testes que estava fazendo com as EQ's do FrenchFries... Agora penso poder apresentar alguns resultados.

Primeiro, vale lembrar a idéia do French: Ao invés de utilizar o EQ para criar grandes cortes de frequências, como a Eq antifizz, por exemplo, ele opta por aumentar cerca de 3db em frequências específicas de cada amp. Desta forma, não haveria mais uma, mas pelo menos 3 opções de EQ: Marshall, Vox e Fender/Boogie. Aos meus ouvidos, o timbre ficou melhor com cortes de graves(110hz) e agudos(11khz), ficando assim:

Marshall:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 315 Hz; Q= 1; gain= +3 db;
hi-mid f= 3.15 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Vox:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 315 Hz; Q= 2; gain= +3 db;
hi-mid f= 3.15 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Fender/Boogie:
low-cut = 110 hz;
low gain= flat;
lo-mid f = 250 Hz; Q= 1; gain= +3 db;
hi-mid f= 2.50 kHz; Q= 1; gain= +3 db;
high gain= -3 db;
high-cut = 11.0 kHz;
level = flat.

Obs: Marquei os únicos elementos diferentes das Eq's em azul

Unido a isso, voltei a usar cabinets de acordo com o amp: Vox 2x12, rectfier 4x12, fugindo do original. Tb estou usando o mic em flat, que tirou muito fizz (tb sugestão fo FF).

Abaixo há comparações de dois timbres, minha antiga Freewilly comparada com as alterações de FF mais minhas alterações que, carinhosamente tenho chamado de freewilly 2...

Marshall 59'


Marshall HiGain


Pra mim, os novos timbres ficaram ainda mais orgânicos, o que vcs acham?

:.:Alex:.:

terça-feira, 3 de março de 2009

Notícias

Olá, amigos...

Já há algum tempo estive sumido. Os testes com a GT continuam, assim como a relação por vezes de amor e por vezes de ódio.

Até descobri uma dica de acionar o modo manual ao tocar a guita, mas como ele "mira" pelo nível de imput, fica impossível afinar, pois ao tocar a guita ela volta à tela manual...

Quanto aos timbres, quantos testes, quem acompanha aqui, no bossgtcentral e no fórum cifraclub já viu as tentativas com a EQ "freewilly". Entretanto, ainda não fiquei satisfeito com o som.

Ultimamente, voltei a lembrar de uns testes usando outras simulações de cabs... Em breve posto aki.