sábado, 7 de fevereiro de 2009

Comparação de Eq's

Bem, galera

Fui ensaiar com minha banda com os patches descritos nos vídeos. Neste contexto, tive a impressão de que ainda sobravam algumas frequências, principalmente agudas. O outro guitar, que usa um GDI e um Ultra-g (equipos que eu vendi para ele) tirava um timbre mais "redondo", em bora não soasse tão "vivo" quanto a GT.

Passei o resto da semana experimentando cortes e cheguei na comparaçlão abaixo:
  • Altervei vários preamps, mas sempre com o mic dyn421 e presence 20 (as demais configs são as descritas nos vídeos).
  • Cada preamp é tocado com:
  1. Eq com cortes de 110hz e 3khz;
  2. Eq Antifizz, com cortes de 110hz e 4kz;
  3. Eq HC, com cortes de 110hz e 4kz;
  4. Novamente a Eq com cortes de 110hz e 3khz.
Arquivo:
Peço que opinem sobre o que percebem como a melhor configuração.

Abraçs
:.

6 comentários:

  1. Alex, curioso ter visto esta tua postagem, pois na última sexta-feira eu estava fazendo alguns testes com todas as configurações de EQ´s que já peguei de ti (tenho gravadas 4 regulagens... uma pode ser do Brilliance, já que testastes 3 EQ´s nesse post)...

    ... eu não tenho conclusões definitivas, mas pude notar que 1) não dá para dizer que o HC seja sempre a melhor opção; 2) não dá para dizer que sempre é necessário usar algum EQ...

    ... no meu caso, claro, as perspectivas são diferentes das tuas, além dos equipos diferentes, mais especialmente pq eu toco com a GT-8 no input do amp., mas, de qualquer forma, tenho conseguido algumas respostas muito parecidas às tuas nos vídeos...

    ... a única coisa que consegui concluir é que, pelo menos pro meu gosto, acho mais interessante usar o HC para rock, algumas coisas de hard rock, mas no máximo isso, pq ele faz cortes que costumam deixar o timbre bilhante, mas magro... pelo menos nos meus testes o preferí assim, parecido com o que tocas em 4:10min. do teu mp3... ;]

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eae Alex, cara mto bons os videos... ideia boa as do booster, como tbm a já dita lah no forum do direct level.

    Gostaria de dizer o que meus ouvidos perceberam... quando voce vai alterando as configs de EQ, quando chega na 4 que na verdade é a última, parece que voce almentou o volume, mas é porque o Antifizz como HC cortam as frequências.

    Na minha opiniao, nao necessariamente é necessario usar um EQ, acredito que nos timbres limpos como violao no caso, nada de EQ a nao ser cortando alguma frequencia que nao queira (pouca coisa). Usar em ganhos alto eu acho uma ferramenta muito bacana. Consegui escutar o Antifizz como sendo um abafador do som. e o HC sendo algo mais gritante, porem menos abelha que o normal!

    Dependendo do que for tocar eu utilizaria um que fosse mais adequado. Mas muito bom o som, deu para ter uma melhor idéia dos timbres diferentes que consegue com cada um.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Então meus caros...
    Percebi umas coisas:
    a)Ouvindo samples de amps reais da net, consegui aproximar mais sem Eq e com direct level;
    b) Entretanto, tocando com a banda, esses timbres tendiam a soar com muitos agudos, ainda soando "abelha" demais
    c)A EQ antifizz com os cortes q coloquei, se mostrou mais satisfatória em ambiente de ensaio.

    ResponderExcluir
  4. Acredito e sei do que está falando. Tenho um cubo Marshall MG15CDR e realmente, os timbres ficam mto bons direto, porem no amp fica bem mais abelhudo. Ainda mais que meu cubo tem o botao FDD, que seria uma simulação de um ampli valvulado, na verdade eh transistorado. Consegui melhorar o timnbre, desabilitando a funcao FDD que realmente tira o brilho o presence e junto com eles o volume do som, porém soh aumentei o volume e ficou bem melhor aos meus ouvidos.

    Acredito que terá que criar o patch usando ele em line, e depois comecar a adaptar ele no seu amp.

    Com que amp voce ensaia ?

    ResponderExcluir
  5. então... cara como eu ja tinha percebido acho q ambas as configurações podem soar bem depende do contesto... como o amigo acima falou de fato é nescessario uma config pra line e uma para amp ou seja o timbre q agente grva pela usb quando posto num amp muda isso é normal vc sabe... seria bom se pudece tocar sempre no mesmo amp ai tu regulava para ele soar no amp igual a q sai no usb ou line em fim....

    ate porque se tu conseguir chegar no timbre q quer no line sempre vai ter a opção de tocar jogando pra messa e n ter problemas( ate pq se deu pra achar o timbre por uma cofg da pra achar por outra srsr) o lance é chegar lah né....

    ResponderExcluir
  6. Felipe
    Uso sempre em linha. Vendi meu amp. Para ensaiar, ligo num cabeçote (mesa de 12 canais + Eq + efeitos + potência) da Behringer, juntamente com as vozes, teclado, etc.

    GuitarRockMan
    Pois é, te digo que estou ansioso para experimentar minha gt em algum amp bom. Até então, só conheço seus truques em linha. Espero - e acho - que estes truques são sim generalizáveis para outras aplicações.

    ResponderExcluir